quinta-feira, 5 de abril de 2012

Casas são invadidas no bairro Shopping Park

Casas são invadidas no bairro Shopping Park


Mudanças e novos moradores movimentam o Shopping Park
Cerca de 200 casas do bairro Shopping Park, na zona sul de Uberlândia, foram invadidas. As entradas nas residências começaram no último sábado (31) e se estenderam até esta quarta-feira (4). Segundo os invasores, eles estão inscritos no programa do Governo Federal “Minha Casa, Minha Vida” – do qual fazem parte as casas ocupadas e que é gerenciado pela Caixa Econômica Federal -, mas ainda não receberam as chaves das unidades habitacionais, nem uma resposta sobre o andamento do processo na Caixa.
A maioria dos invasores ocupou casas vazias que ainda não tinham sido entregues aos contemplados pelo “Minha Casa, Minha Vida”. De acordo com a Caixa, o programa tem 3.632 casas construídas no Shopping Park, das quais 533 ainda não foram entregues. A Caixa afirmou que as últimas chaves serão disponibilizadas assim que estiverem regularizadas as documentações dos moradores inscritos no programa federal.
O secretário municipal de Habitação, Alessandro Marques de Araújo, afirmou que a Prefeitura de Uberlândia é responsável pelo cadastramento de moradores interessados em participar do “Minha Casa, Minha Vida” e pela infraestrutura do bairro Shopping Park, como a implantação de redes pluviais e de esgoto, asfalto e iluminação pública. Ainda segundo o secretário, a Caixa é quem aprova o nome dos moradores contemplados pelo programa e fiscaliza a ocupação dos imóveis. “A Caixa é responsável pela aprovação do projeto, pelo financiamento e fiscalização da obra e o resguardo do patrimônio público federal”, disse Alessandro de Araújo.
As casas do Shopping Park foram financiadas pelo programa habitacional do governo federal para famílias com renda inferior a três salários mínimos. De acordo com a nota oficial do banco, “a Caixa Econômica Federal está adotando todas as medidas judiciais para a reintegração dos imóveis para entregá-los aos beneficiários, de acordo com as regras do Programa”.

Família reclamam demora na entrega das chaves

A maioria das 200 famílias que invadiram as casas do Shopping Park desde sábado o último sábado reclama da demora do processo de entrega das chaves pela Caixa. Os invasores afirmaram que a incerteza quanto à entrega das chaves motivaram as invasões. A Caixa disse que “as casas ainda não foram entregues porque a Caixa e a Prefeitura de Uberlândia (PMU) estão trabalhando para regularizar a documentação dos moradores inscritos no programa”.
A reportagem do jornal CORREIO esteve nesta quarta-feira (4) na rua Antônio Carlos Martins Ribeiro, onde constatou que cerca de 70 casas foram invadidas. Na última segunda-feira, as auxiliares de serviços gerais Lidiane Meire e Dayane de Fátima Corrêa saíram de suas residências no bairro Seringueiras para invadirem uma casa na rua Antônio Carlos Martins Ribeiro. As duas mulheres são mães solteiras e afirmam que a invasão foi a única alternativa em resposta à demora da entrega das chaves do imóvel do “Minha Casa, Minha Vida”. “Estamos inscritas há dois anos no programa, mas ninguém nos explica como anda o processo. É um jogo de empurra-empurra entre a Prefeitura e a Caixa”, disseram.

Moradores que já pegaram as chaves também invadiram

Além dos invasores, moradores que já pegaram as chaves do programa “Minha Casa, Minha Vida” começaram a ocupar suas casas, com medo de que seus imóveis também sejam invadidos. O entregador Evandson de Oliveira Aguiar afirmou que, se não fosse o aviso de um vizinho, sua família correria o risco de ter a casa invadida no Shopping Park. “Na tarde de sábado, tive que largar meu trabalho num supermercado para vir correndo com minha família para ocupar nossa casa”, disse.
Evandson Aguiar afirmou, ainda, que a partir das 22h, o medo dos moradores do Shopping Park aumenta. “Os invasores estão chegando de todos os lugares. Têm invasor que é pai de família e realmente aguarda ser chamado pelo ‘Minha Casa, Minha Vida’. Mas há outros que são oportunistas e de outras cidades”, disse.

Usuários de drogas estavam ocupando as casas

Uma diarista que não quis se identificar afirmou que foi uma das primeiras invasoras do Shopping Park. Segundo ela, as casas vazias estavam sendo ocupadas por usuários de drogas e também por pessoas que mantinham relações sexuais no local. “Estou inscrita no ‘Minha Casa, Minha Vida’ há cinco anos e a única resposta que tive é que minha casa vai sair no futuro Jardim Glória”, disse a diarista.
Os invasores afirmaram que policiais militares chegaram a registrar ocorrências das invasões que aconteceram desde o sábado, mas nenhuma casa invadida foi desocupada sob força policial.

Um comentário:

  1. participei de todo processo das casas do bairro shopping park e estou chateada porque minha casa está invadida e preciso mudar pois o dono da casa onde moro me pediu pra desocupa-lá,e não vejo nenhum comentário de quando dará a reintegração de posse aos proprios donos gostaria de uma resposta pois ando muito aflita com a calmaria,obrigada.

    ResponderExcluir