sábado, 15 de setembro de 2012



2ª pesquisa Ibope aponta Gilmar com 55% e Luiz Humberto com 25%

Arthur Fernandes Jornalista

A segunda rodada da pesquisa Ibope CORREIO de Uberlândia/TV Integração para prefeito de Uberlândia aponta o candidato Gilmar Machado (PT) na frente com 55% das intenções de voto na consulta estimulada. O candidato Luiz Humberto Carneiro (PSDB) aparece em segundo, com 25%. O concorrente Gilberto Cunha (PSTU) tem 3%. No cenário em que foram apresentados os nomes dos três candidatos foram 13% que não souberam ou não quiseram responder à pesquisa. Brancos e nulos totalizaram 4%.
Realizada entre os dias 11 e 13 de setembro, com 602 entrevistas, a pesquisa encomendada pelo CORREIO de Uberlândia em parceria com a TV Integração foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sob o número 00423/2012. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Com a aplicação da margem de erro na estimulada, Gilmar Machado teria entre 51% e 59%, Luiz Humberto Carneiro teria entre 21% e 29% e Gilberto Cunha ficaria com 0% a até 7%.
Na comparação com a primeira pesquisa estimulada do Ibope, realizada em agosto, a diferença entre Gilmar Machado e Luiz Humberto Carneiro foi reduzida em quatro pontos percentuais. A diferença que era de 34 pontos percentuais caiu para 30%. Na primeira rodada do Ibope, Gilmar Machado tinha 53% e Luiz Humberto Carneiro possuía 19%. Luiz Humberto Carneiro teve uma evolução de seis pontos percentuais e Gilmar Machado subiu dois pontos percentuais na estimulada. Gilberto Cunha teve elevação de um ponto percentual de uma pesquisa para a outra, saindo de 2% para 3%. A quantidade de indecisos caiu de 22% para 13% na comparação entre as duas pesquisas estimuladas do Ibope e a de brancos e nulos passou de 3% para 4% de um levantamento para o outro.
Na pesquisa espontânea, Gilmar Machado tem 51% das intenções de voto. Luiz Humberto Carneiro foi citado por 22% dos entrevistados e Gilberto Cunha por 2%. Não houve a menção de outros nomes. A quantidade de pessoas que não souberam ou não responderam foi de 20% e de brancos e nulos foi de 4%. Na pesquisa anterior, quando os entrevistados citavam o nome de quem pretendiam votar, Gilmar Machado possuía 38% das intenções de voto, Luiz Humberto Carneiro tinha 13% e Gilberto Cunha, 2%. Na ocasião da primeira pesquisa, ninguém citou outro nome, 43% não souberam ou não responderam e 4% disseram que votariam em branco ou em nulo. No cenário da pesquisa espontânea, Gilmar Machado teve um crescimento superior ao de Luiz Humberto Carneiro, de 13 pontos percentuais contra nove pontos percentuais do concorrente do PSDB.
Quando a pergunta foi em quem a pessoa não votaria “de jeito nenhum”, podendo haver a menção de mais de um candidato, Gilberto Cunha foi citado por 45% dos entrevistados, Luiz Humberto Carneiro por 22% e Gilmar Machado, por 11%. Os candidatos do PT e o do PSDB subiram um ponto percentual neste quesito em relação à pesquisa anterior, quando Luiz Humberto Carneiro possuía 21% de rejeição e Gilmar Machado, 10%. A rejeição ao concorrente Gilberto Cunha cresceu de 28% para 45%. O Ibope também avaliou o cenário de um eventual segundo turno na eleição uberlandense. Gilmar Machado aparece com 56%, enquanto Luiz Humberto Carneiro possui 24%. Não souberam ou não responderam totalizaram 16% e brancos e nulos somaram 4%.

Levantamento teve 602 entrevistas

As 602 entrevistas com eleitores de Uberlândia com mais de 16 anos realizadas pela pesquisa Ibope CORREIO de Uberlândia/TV Integração, entre os dias 11 e 13 de setembro, têm como base amostras de probabilidade proporcional ao tamanho do eleitorado uberlandense, que são elaboradas a partir dos dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 2012. De acordo com o Ibope, as somas das respostas que não totalizaram 100% ocorrem em casos de arredondamentos ou de múltiplas respostas.

 

Um comentário:

  1. Olá passei para conhecer seu blog ele é muito maneiro com excelente conteúdo gostaria de parabenizar pelo seu trabalho e desejar muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e de seus familiares
    Um grande abraço tudo de bom

    ResponderExcluir